Se você acha o máximo quando a professora manda fazer redação e não vive sem um livro por perto, pode ter encontrado seu verdadeiro dom: escrever
Por Veridiana MercatelliFala sério: não é demais terminar de ler uma história que faz a gente sonhar acordada por algum tempo? E depois de ver tantos personagens incríveis, que passam por situações fantásticas, você se pergunta: como alguém consegue escrever isso?

A boa notícia é que você também pode colocar suas histórias no papel. Basta seguir alguns conselhos de quem entende do assunto. A escritora e jornalista Rita Trevisan , autora do livro Manual de Sobrevivência no Namoro (Ed. Larousse), dá sua dica: “Gostar de ler e de escrever é o básico. Acho que só é possível imaginar uma boa história quando você já leu dezenas de histórias de outras pessoas. E vale tudo, até história em quadrinhos”. Tá vendo? Escrever não é um bicho de sete cabeças! Mas é preciso colocar a mão na massa pra coisa dar certo. A Rita, que é fãzona da série Harry Potter, conta que sempre gostou de escrever, mas que, na verdade verdadeira, não era muito boa em levar um projeto até o final. “Começava a escrever várias poesias, mas não juntava tudo de um jeito organizado e elas acabavam se perdendo…
Depois, tive vontade de escrever ficção. E aí, comecei a pensar numa personagem principal, numa história… As ideias foram surgindo sem parar e rapidinho eu escrevi o meu primeiro livro. Agora, não quero mais parar”, diz.
Ai, ai, será?
Ok, você adora colocar suas ideias no papel, mas ainda não sabe se leva jeito pra coisa? Que tal, então, pedir para as amigas ou mesmo para a professora de Português dar uma olhada nos seus textos? “Só não pode desanimar ao receber críticas, é preciso usá-las como um incentivo para melhorar cada vez mais”, conta Rita, que teve de insistir no sonho e esperar alguns anos até ele se concretizar.A escritora Maria Esther Mendes Perfetti sugere que você leve sempre um bloquinho na bolsa, para anotar as ideias e, assim, não esquecê-las. “Todos somos escritores, a criatividade é que dita o ritmo. O nosso dia a dia é muito importante, você deve fazer anotações sempre”, fala a diretora da Escola do Escritor, em São Paulo.
Se ouvir uma história engraçada,triste ou intrigante (qualquer coisa que desperte sua atenção e a inspire), vale anotar. Quando chegar em casa, escreva o que vem à cabeça! Depois, é só organizar.
#comofaz pra ser escritora?
1) Quando tiver uma ideia, anote tudo: quem são os personagens, como a história começa e como pode terminar.2) Leia muito! Só assim você consegue desenvolver um bom vocabulário e ter boas ideias.
3) Não tenha medo de apagar histórias que não estão dando certo. Você vai errar muito até acertar. Afinal, é praticando que a gente aprende, né?
4) Descubra o que inspira você: um autor, filmes de um determinado tipo, as conversas com as BFFs, as histórias do seu gato atrapalhado… Fique antenada!
5) Que tal produzir pequenas histórias e publicá-las em um blog? Você pode, por exemplo, pensar numa personagem e ir contando a vida dela aos poucos. Divulgue entre as amigas e boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário