A raiva é uma doença que pode ser transmita para nós, seres humanos. Saiba como evitar isso!
Por Marina Espin
Quem nunca ouviu que agosto é o mês do cachorro louco? Por trás desta brincadeira está um assunto muito sério: a doença da raiva, comum em cachorros e gatos.
Apesar da fama do mês, a raiva pode ser transmitida durante todo o ano. O assunto é sério, pois ainda não foi encontrada a cura da doença, ou seja, ela pode matar. E pior: se um cachorro com raiva morder um humano, ele também pode ser infectado, pois a doença é transmitida a partir da saliva dos animais que têm o vírus.
A boa notícia é que proteger o seu bichinho é supersimples, basta vaciná-lo todo ano. E o melhor: a vacina antirrábica, como é chamada, é aplicada gratuitamente pelo governo e deixa o animal sem risco nenhum de pegar a doença! Então que ligadinha nas campanhas de vacinação – durante estas datas as prefeituras de todas as cidades do País disponibilizam vários locais para a aplicação da vacina. Para saber se o seu município já está vacinando os animais, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Saúde da cidade.
As campanhas devem ocorrer entre julho e setembro. E se, por acaso, você perder o período da campanha, também é possível vacinar o seu bichinho em clínicas veterinárias, mas aí a aplicação é paga. A primeira vacina de cães e gatos tem de ser dada aos três meses de idade e, depois, uma vez por ano. Ao comprar ou adotar um bichinho é importante veri car se ele já tomou a vacina.
Caso ele não tenha tomado, você deve vaciná-lo pela primeira vez e depois todos os anos. Lembre-se: é só com a vacina frequente que seu bichinho estará realmente protegido contra a raiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário